Pular para o conteúdo principal

Exercícios Resolvidos de Vestibulares: Unesp-SP

Sobre uma reta marcam-se três pontos e sobre outra reta, paralela à primeira, marcam-se cinco pontos. O número de triângulos que obteremos unindo três quaisquer destes oito pontos é:
a) 26
b) 90
c) 25
d) 45
e) 72



Trata-se um problema de análise combinatória. Neste problema temos que resolver por partes, primeiro vamos analisá-lo na prática fazendo o esboço de um desenho de duas retas paralelas uma com 3 pontos, outra com 5 :


Sabendo que em agrupamentos onde a ordem não importa utilizamos a formula da combinação:

 Cn,p=n!/[p!(n-p)!]


Os pontos da primeira reta precisam de 2 pontos da segunda para obter os 2 vértices e formar o triângulo logo as possibilidades de um ponto da primeira reta será:
5 . C3,2=(3!) / 2!(3-2)! = 5 . 3 = 15

O mesmo vale para os pontos da segunda reta: 

3. C5,2=(5!) / 2!(5-2)! = 3 . 10 = 30

Somando ambas as possibilidades 30 + 15 = 45 a resposta correta é a alternativa d.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mapa Mental: divisão básica da Tabela Periódica

A tabela periódica é uma disposição sistemática dos elementos químicos ordenados por seus números atômicos, configuração eletrônica, e recorrência das propriedades periódicas. Entender o seu funcionamento e sua organização é fundamental para o ensino da química, por isso preparei este mapa mental básico que ajudará no entendimento de sua divisão básica.     Clique aqui para baixar em Power Point     

Proposta pedagógica: Stop da Matemática

O jogo stop da matemática tem a mesma ideia do Stop de letras, porém sortearemos é claro números, e as lacunas que costumam ser nome de cidades, comida, adjetivos e etc serão trocados por operações matemáticas.

Slides sobre sistema de numeração egípcio, romano e indo-arábico

Essa apresentação de slides tem por objetivo explicar resumidamente a origem da contagem e a necessidade da humanidade em estabelecer sistemas eficazes para que se possam utilizar a contagem de maneira prática para cada época. Foi destacado a forma de escrita do sistema de numeração romano, egípcio com suas conversões e o nosso sistema indo-arábico e suas organizações de classes e ordens. Salvei todos os slides como imagens mas você também pode baixar o arquivo em ppt clicando aqui .